04/07/12

Cientistas do CERN descobrem “partícula de Deus”?

Cientistas anunciam durante seminário para a comunidade científica, em Meyrin, Suíça, novidades na pesquisa da famosa partícula conhecida como 'bóson de Higgs', que poderia ajudar a compreender melhor o Big Bang e a formação do universo.

"Esta é sem dúvida uma nova partícula. Sabemos que tem de ser um Bosão e é o Bosão mais pesado até hoje encontrado". As palavras são de Joe Incandela, porta-voz do projeto do acelerador de partículas CMS (Compact Muon Solenoid), no CERN, e descreve a importância da descoberta relevada hoje pela Organização Europeia para a Investigação Nuclear, num seminário realizado em Genebra no âmbito da conferência ICHEP2012, a decorrer na Austrália.

Já ontem um vídeo interno do CERN, com declarações do mesmo porta-voz, deixava antever uma descoberta importante ao nível das partículas subatómicas. O que o CERN acaba de confirmar.

As características da nova partícula subatómica assemelham-se ao comportamento e à massa previstos para o Bosão de Higgs - partícula elementar que surgiu após o Big Bang, e defendida desde 1960 como a origem do Universo - o que pode representar a maior descoberta no mundo da física dasúltimas décadas.

"É difícil não ficar entusiasmado com estes resultados" - afirmou o Director de Pesquisa do CERN, Sergio Bertolucci, relembrando que, já no ano passado, os responsáveis desta organização tinham apontado 2012 como o ano em que poderiam descobrir uma partícula subatómica semelhante ao Bosão de Higgs, ou excluiriam a existêcia e a consistência deste modelo teórico.

"Com todas as cautelas necessárias, parece-me que estamos numnovo ponto de partida: a observação desta nova partícula indica-nos o caminho para uma percepção mais detalhada do que estamos a observar nestes dados" - concluiu Bertolucci.

Em termos técnicos, a partícula descoberta pelos cientistas no CERN possui uma massa 133 vezes superior à de um protão, ou seja, 125,3 GeV, com um sinal de 5 sigma.

No entanto, o CERN reafirma que são ainda resultados preliminares baseados na recolha de dados entre 2011 e 2012. A publicação completa destas análises está agendada para o final de Julho.

Fontes: Tek Sapo, rfi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficam por denrto das Novidades High Tech

Blogues Recomendados